Coroa Dentária

COROA DENTÁRIA: CONHEÇA O PROCEDIMENTO

Com os avanços da ciência, cada vez surgem mais soluções estéticas e funcionais na área da odontologia. Elas além de muito menos invasivas têm garantidos os melhores resultados, devolvendo a autoestima e o sorriso dos pacientes.

Hoje em dia, um procedimento muito procurado são as próteses, e cada vez mais os dentistas têm oferecidos resultados naturais e satisfatórios. Mas uma dúvida de muita gente é como escolher o tipo de prótese ideal. Para isso, é essencial consultar um especialista em próteses para que ele avalie e indique a necessidade de uma prótese fixa ou outros tipos.

QUAL O TIPO DE PRÓTESE FIXA MAIS UTILIZADO?

O tipo de prótese fixa mais procurado do mercado é a coroa dentária, ela é usada para reabilitar para reabilitar dentes perdidos. De uma forma geral, a coroa dentária é uma modelagem aplicada sobre um dente, mais especificamente acima da linha da gengiva, para recuperar as características estéticas e funcionais dele. O item pode ser produzido em materiais como resina, cerâmica, cimento odontológico e porcelana.

coroa dentária pode ser confeccionada tanto sobre o dente quanto o implante, além disso pode ser realizada com mais de uma forma, sendo uma ponte fixa e preenchendo espaços de dentes que foram perdidos. Esse tipo de prótese fixa quando bem executada e bem cuidada pelo paciente, pode durar até 20 anos.

Esse tipo de prótese é recomendada quando a coroa natural do dente apresenta maior destruição, não permitindo sua reconstrução através de materiais como a resina, por exemplo.

PRINCIPAIS FATORES QUE LEVAM AO USO DA COROA DENTÁRIA

  • Restauração dentária;
  • Ligamento de próteses dentárias;
  • Para substituir restaurações;
  • Proteger dentes fraturados;
  • Para cobrir implantes;
  • Cobrir dentes deformados;
  • Cobrir tratamentos de canais.

Quando o dente é muito danificado, compromete não só a sua estética mas a sua funcionalidade e fica mais suscetível a bactérias e doenças dentais. Por isso, procedimentos como a coroa dentária estão cada vez mais empenhados a oferecer as melhorias necessárias para o bem estar do paciente.

TIPOS DE COROA DENTÁRIA:

Além de ser um tratamento que garante excelentes resultados, ainda existem diversos tipos de coroas dentárias:

  • Resina: Um dos tipos mais acessíveis e mais semelhante à arcada dentária natural. No entanto, tem menos durabilidade quando comparada à porcelana e ao metal;
  • Porcelana: Material simples e que se assemelha aos dentes naturais;
  • Cerâmica: De todos os materiais, é a que mais se assemelha ao tom natural dos dentes, sendo uma boa opção para a linha do sorriso;
  • Metal: Constitui em ligas de ouro, níquel, paládio ou cromo. Esse tipo de coroa remove menos estrutura dentária para aplicação, e geralmente são mais duradouras do que os outros modelos, sendo uma boa opção para dentes não visíveis;
  • Provisórias: São feitas de acrílico ou aço inoxidável e servem para cobrir o dente apenas enquanto as coroas fixas e definitivas são confeccionadas.

CUIDADOS COM A COROA DENTÁRIA

Após a instalação da prótese é essencial que o paciente mantenha a higiene bucal diária, pois isso ajuda a garantir maior vida útil da sua coroa, já que com os cuidados em dia problemas que podem danificar o apoio são evitados. Outro ponto não menos importante é a visita regular ao dentista para exames e limpeza, evitando outros tipos de tratamentos corretivos.