ATM Articulação TemporoMandibular

O QUE É ATM ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR?

Muitas pessoas confundem o termo “atm articulação temporomandibular” acreditando ser uma doença, mas na verdade, essa articulação é a estrutura que liga a mandíbula ao ossos temporais do crânio, daí o nome. O problema aparece quando ocorre uma desordem na articulação temporomandibular, também conhecido como DTM, essa disfunção acontece porque há algo errado com a mandíbula ou músculos do rosto.

O QUE CAUSA A DISFUNÇÃO NA ATM ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR?

Os fatores exatos que geram essa desordem não são possíveis de ser identificados, mas existem alguns sintomas que podem indicar a doença:

• Dores na região do maxilar: a disfunção na atm articulação temporomandibular pode inflamar o músculo da mandíbula, consequentemente, a sensação de dor quando a pessoa boceja, mastiga ou abre muito a boca;
  • Dor de cabeça: a atm articulação temporomandibular é vital ao movimento do rosto, por isso quando afetada, pode causar dores fortes e frequentes como enxaquecas, dores de ouvido e aperto atrás dos olhos;
  • Sensação de mandíbula presa: a região inferior do rosto também pode ser prejudicada pela doença, causando o deslocamento ou travamento da mandíbula;
  • Má oclusão dos dentes: O encaixe dos dentes inferiores e superiores pode ser comprometido, pois a anomalia na atm articulação temporomandibular pode causar bruscas mudanças na estrutura da arcada dentária.

COMO A DESORDEM DA ATM ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR PODE SER TRATADA?

A disfunção que atinge a atm articulação temporomandibular infelizmente não pode ser curada, mas existem maneiras de amenizar os sintomas que geralmente são recomendadas pelos dentistas. Listamos a seguir alguns deles:

• Compressa com bolsas quentes na região da mandíbula;
  • Uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares para ajudar no alívio da dor e espasmos;
  • Aparelhos feitos sob medida, como moldes que são encaixados nos dentes e ajudam a reduzir os efeitos da doença e até mesmo evitar que os dentes inferiores e superiores entrem em atrito;
  • Em casos extremos, nos quais os tratamentos já não tenham mais efeito, poderá ser necessária a intervenção cirúrgica.

De toda forma é imprescindível buscar ajuda médica, pois só ele poderá diagnosticar o problema com precisão e encaminhar o paciente para o melhor tratamento, já que os sintomas apresentados também podem se manifestar em quadros de outras doenças, além disso ele poderá dizer o grau do problema e medicá-lo de acordo.