Aparelho Auto Ligado

Você sabia que o aparelho dentário é um item muito importante para a melhoria do sorriso e da saúde bucal como um todo? Mas antes dele, é essencial realizar alguns procedimentos para garantir um tratamento tranquilo e sem intevenções.

PORQUE O APARELHO AUTO LIGADO É MAIS VANTAJOSO QUE O CONVENCIONAL?

Na hora de escolher um tratamento dentário que necessite da intervenção de um aparelho odontológico, a primeira imagem que vem a mente é o modelo convencional, que possui arco (os fios metálicos), bráquetes (as peças que são fixadas nos dentes) e ligaduras elásticas (as borrachinhas), porém existem diversas opções que podem se adequar a diferentes gostos e bolsos.

Uma dessas opções é o aparelho auto ligado, ele pode possui uma estrutura similar ao aparelho ortodôntico convencional, porém as diferenças são muito vantajosas para quem deseja um tratamento mais discreto e acelerado.

aparelho auto ligado funciona sem a necessidade de ligaduras elásticas, as “borrachinhas”, que costumam ser coloridas e que desempenham o papel de fixar os bráquetes, aos fios, isso porque possuem estruturas próprias, como clipes, que se encarregam da tarefa de prender os bráquetes ao arco.

aparelho auto ligado possui três modelos diferentes disponíveis:

• Tipo estético: Todos os braquetes são produzidos em material transparente.
  • Tipo Metálico: Todos os braquetes são metálicos
  • Tipo estético-metálico ou misto: no qual os bráquetes são transparentes na frente e metálicos nas partes inferiores.

QUAIS AS VANTAGENS DO APARELHO AUTO LIGADO?

As “borrachinhas”, além de serem chamativas, causam atrito e são mais prejudiciais durante o tratamento, isso porque elas são porosas e facilitam no acúmulo de bactérias e placas, o que também pode ocasionar em mau hálito, cáries, entre outros problemas bucais.

Além de possuir um aspecto mais clean, o aparelho auto ligado não causa atrito entre os materiais, diminuindo assim o seu desgaste, o que colabora para que a movimentação dos dentes seja mais suave, constante e menos dolorosa, evita que a estrutura cause machucados na boca, e também ajuda na aceleração do tratamento, podendo ser até 7 meses mais rápido do que o convencional.

QUANDO O USO DO APARELHO AUTO LIGADO É RECOMENDADO?

Este modelo de aparelho possui um desempenho superior ao convencional por permitir que movimentação da arcada seja feita de forma mais veloz e gradativa, portanto, pode ser uma boa opção em casos de desalinhamento, mordidas cruzadas, dentes nascidos fora do lugar, entre outros problemas. Porém, apenas um profissional qualificado pode fazer a instalação do aparelho e determinar em quais casos seu uso é o mais indicado.

A MANUTENÇÃO

aparelho auto ligado é mais higiênico, mais fácil de limpar e por não necessitar da constante troca dos materiais, o intervalo de visitas ao dentista é maior que a do convencional.

Os resultados do tratamento também estão ligados aos cuidados do próprio paciente, é importante manter a higienização bucal em dia, e seguir as recomendações do ortodontista para que não tenha qualquer problema durante o tratamento.

O valor do aparelho auto ligado pode variar de acordo com o material, a marca e local de aplicação; o investimento é maior que o convencional, no entanto, pela duração do material e pela rapidez do tratamento, os custos finais podem ser muito próximos.

Portanto, os aparelhos auto ligados podem ser muito mais vantajosos para quem quer investir em um tratamento mais indolor, discreto, com menor duração e com menos tempo de manutenção.