Aparelho Ortodôntico

O uso de aparelho ortodôntico vem se tornando cada vez mais popular em todas as idades. O item que era algo rejeitado por muita gente e que servia somente para a correção dos dentes durante a adolescência, se tornou também um acessório. Mas muito além disso, ele garante grandes melhorias na função mastigatória, comunicativa e estética dos pacientes.

Mas antes mesmo da instalação do aparelho, o dentista irá realizar uma avaliação para analisar a necessidade de tratamentos com o objetivo de reestabelecer a saúde bucal, para que então todo o processo seja feito sem intevenções.

O QUE É O APARELHO ORTODÔNTICO?

aparelho ortodôntico de uma forma geral é um item que serve para o alinhamento e a melhora da aparência do sorriso. Atualmente existem muitos modelos que se adequam ao gosto e às necessidades dos pacientes, entre eles:

  • Aparelho fixo convencional: é o mais usado do mercado por contar com um menor custo de manutenção. Esse modelo é conhecido pelas borrachinhas coloridas, braquetes, fios, elásticos e bandas;
  • Aparelho fixo estético: Possui a mesma estrutura e funcionalidade do aparelho ortodôntico convencional, no entanto, é feito de material transparente, que prioriza os efeitos estéticos do sorriso. São produzidos em materiais como policarbonato, safira e porcelana e possuem um custo de manutenção mais elevado que o comum;
  • Aparelho móvel: é responsável por manter os dentes no local correto após o uso do aparelho fixo;
  • Aparelho lingual: é parecido com aparelho fixo, no entanto, é aplicado na parte inferior do dente e fica em contato diretamente com a língua. Esse tipo de aparelho possui a mesma funcionalidade que o aparelho fixo, mas não fica aparente durante o tratamento.

COMO É REALIZADA A APLICAÇÃO DO APARELHO ORTODÔNTICO?

O primeiro passo é saber se você realmente necessita de um aparelho ortodôntico. Procure um dentista que trabalhe com seriedade para que ele possa solicitar os exames necessários onde conseguirá analisar e indicar o melhor tratamento. Antes da aplicação do aparelho, é feito o molde da boca do paciente e realizado todos os procedimentos necessários para deixar os dentes saudáveis e limpos para instalar o aparelho. Já na instalação, o bráquete é fixado nos dentes por meio de uma resina, passa-se o fio ortodôntico entre essas peças e ele é preso aos braquetes pelas borrachinhas.

A MANUTENÇÃO

Normalmente a manutenção do aparelho ortodôntico acontece a cada 20 ou 30 dias, dependendo do cuidado e da necessidade do paciente. As consultas envolvem a troca das borrachinhas e do fio ortodôntico, apertar e alinhar conforme a necessidade para o andamento correto do procedimento. É essencial que o paciente realize todas as consultas agendadas com o dentista para que o procedimento corra no tempo planejado.

TEMPO DE TRATAMENTO

O tempo de permanência dos pacientes com o aparelho varia da necessidade de cada um, porém o tempo mínimo de uso do aparelho fixo é de dois anos, sendo importante ainda o uso do aparelho móvel para garantir a totalidade dos resultados esperados.

Além das manutenções e procedimentos idealizados pelo dentista é essencial que o próprio paciente realize os cuidados necessários quanto a manter o aparelho bem cuidado e a saúde bucal em dia para garantir os resultados desejados.